Blog nosso de cada dia...
Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2008
Blog do Clausewitz
Murdoch vê futuro digital para jornais e elogia blogueiros
"Mesmo com a crise financeira, a queda na circulação da maiora dos jornais e o pedido de concordata feito pelo grupo Tribune, que edita dois dos maiores diários dos EUA, o empresário Rupert Murdoch, de 77 anos, segue otimista. "Diferentemente dos que vislumbram o fim do mundo, eu acredito que os jornais vão alcançar novas alturas", disse em uma palestra para uma série da rádio australiana ABC.
O empresário Rupert Murdoch é o acionista majoritário e executivo-chefe da News Corporation, um dos maiores conglomerados de mídia do mundo. A "News Corp" inclui entre seus ativos o estúdio cinematográfico Twentieth Century Fox, a rede Fox de televisão, o portal MySpace e dezenas de jornais nos EUA, no Reino Unido e na Austrália. Entre as principais publicações de seu grupo estão os jornais americanos Wall Street Journal e New York Post e os britânicos The Sun e The Times.
Na palestra "Uma Era Dourada para a Liberdade", Murdoch vê um futuro digital para os jornais e enxerga a nova era tecnológica como uma oportunidade, e não uma ameaça. Segundo o discurso do empresário, traduzido na edição desta quarta-feira da "Folha de S. Paulo", "estamos passando dos jornais publicados em papel para os jornais como marcas. A forma de transmissão pode mudar, mas o público potencial pode multiplicar-se muitas vezes"
O papel dos blogs
Murdoch também reforça o papel dos blogs independentes neste novo cenário da imprensa. "Antigamente um punhado de editores podia decidir o que era notícia e o que não era. Eles agiam como uma espécie de semideuses. Se eles publicassem uma história, ela virava notícia. Se ignorassem o fato, era como se nunca tivesse acontecido".
O empresário afirma que, com a democratização da internet, os editores estão perdendo o poder. "A internet dá acesso a milhares de novas fontes que cobrem coisas que um editor poderia deixar passar. Se você não se satisfaz com isso, pode começar seu próprio blog, cobrindo e comentando as notícias você mesmo".
"Mas acho que não serei desmentido sobre um ponto. O jornal, ou um primo eletrônico muito próximo dele, sempre estará entre nós. Ele não será jogado diante de sua porta pela manhã como é hoje. Mas o som que fará ao chegar vai continuar a ecoar na sociedade e no mundo", concluiu."
Fonte: IG
Um único comentário meu:
► Fiz questão de inserir a reportagem acima quase que na íntegra, pois são muitas as idéias importantes nela contidas... a principal, é que um executivo de primeira grandeza do mundo da mídia assume publicamente a importância e o poder de capilarização dos blogs... recentemente li o livro "BLOG, entenda a revolução que vai mudar seu mundo", do jornalista Hugh Hewitt, o qual recomendo para quem, como eu, está iniciando nessa apaixonante via de interação com o mundo... uma coisa muito importante que Murdoch fala e que Hewitt deixa bem explícito é que "A internet dá acesso a milhares de novas fontes que cobrem coisas que um editor poderia deixar passar. Se você não se satisfaz com isso, pode começar seu próprio blog, cobrindo e comentando as notícias você mesmo"... ou seja, o blogueiro tem uma função muito importante no mundo moderno, pelo menos aqui no Brasil, em que seus comentários irão gerar o contraditório àquilo que a imprensa domesticada nos induz a pensar... o blog do Clausewitz, que é um espaço virtual novo e que tem um público fiel de cerca de 100 pessoas, recebe cerca de 300 visitantes por dia e tem recebido visitas diárias da presidência da república, do senado, da câmara dos deputados, da editora Abril, da USP, da procuradoria da república e longe de eu me intimidar com isso, acho necessária a presença desse pessoal... eles tem que entender que o brasileiro está acordado, ou pelo menos semi-acordado para os disparates que diariamente são adocicados por uma imprensa estatizada... e isso é facilmente compreensível com a leitura de meus comentários, dos comentários dos amigos que se predispõem a concordar ou discordar do que eu acho, e principalmente, pelas pesquisas de opinião reveladoras de um Brasil que não está conectado à revolução petista... paulatinamente, o número de brasileiros que migrarão da mídia amestrada para os blogs será cada vez maior... e isso é um processo totalmente compreensível numa realidade em que o brasileiro intelectualizado percebe que há mais coisas entre o céu e a terra do que somente boas intenções nas ações de seus representantes políticos...
Clausewitz
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário